quarta-feira, 13 de abril de 2016

INICIANDO NO POKÉMON COMPETITIVO




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Depois de ter treinado seus monstrinho de bolso, um grande impasse que surge para a maioria dos jogadores que começam a se aventurar no universo competitivo de Pokémon é como fazê-los funcionar em batalha. Afinal, surge aquela dúvida, como eu posso fazer um time qye tenha a minha identidade, mas que seja funcional? Essas e várias outras perguntas serão respondidas abaixo. Esse Tutorial te levará à iniciação ao Pokémon competitivo na PokéEVO. Vou utilizar uma linguagem bem específica, também esclarecendo as terminologias usadas, pois muitos jogadores podem não saber o que é uma Wall, Sweeper, Entry Hazards (afinal, o que são?), então aos poucos vou ambientando todos.


Começando a jogar Pokémon Competitivo

Para começar a jogar Pokémon de forma competitiva é necessário principalmente paciência, por mais que você estude tudo que é necessário saber você chegará na hora da batalha e vai faltar aquela experiência principalmente quando o adversário utilizar moves que não são vistos tão facilmente em determinado Pokémon detonando com seu time. Não adianta nesse momento desligar o 3DS, xingar a mãe do adversário, xingar o adversário e xingar a próxima geração inteira do adversário. Na verdade é inevitável que você vai fazer tudo isso mas quando passar a raiva comece a pensar que é sua primeira partida ou uma das primeiras partidas e que tudo pode melhorar. Pokémon nesse ponto até se assemelha a futebol, o Cristiano Ronaldo é um craque mundial, respeitado por todos os cantos mas ele era apenas um jogador comum que se dedicou demais aos treinamentos desde o início se tornando o que é hoje. Assim é Pokémon. Se você não treinar, não pesquisar e principalmente não jogar, você dificilmente conseguirá ser um ótimo jogador. Sempre mantenha um bom convívio com jogadores mais experientes e saiba que a maioria deles são extremamente solícitos a jogadores novatos porque sabem que o início é complicado. Mas o mais importante para quem quer começar é: seja brasileiro e não desista nunca.


Trabalhando a construção da equipe

Para iniciar a construção de um equipe é necessário saber qual tier e metagame vai jogar e se tem alguma regra especial específica. Nesse caso vamos trabalhar apenas com OU XY Metagame sem regra especial.

Atualmente o Smogon conta com uma vasta quantidade de informações sobre usagem mensal dos Pokémon em seu fórum. Para quem ta começando, seguir a tendência do público é uma boa forma de construir seus primeiros times. Com o tempo e com a experiência que você adquire tudo vai ficando mais fácil e você começa a encaixar alguns Pokémon que você gosta por saber que ele pode fazer uma função específica no seu time. Eu normalmente aconselho o pessoal novato a utilizar o Pokémon Showdown [simulador online oficial do Smogon] para construir seu time, porque ao criar o time do zero aparece sugestões de uso de acordo com a tier escolhida, após escolher o Pokémon aparece sugestão dos principais moves e além disso no próprio "teambuilder" há sugestões de efforts de acordo com o moveset que você escolheu. É uma facilidade imensa e no final você ainda pode testar esse time. Assim você economiza horas de cruzamento por aquele Pokémon que acabaria não sendo funcional no seu time.

Mas isso por enquanto não é suficiente porque você precisa saber qual é o estilo de jogo que você se adapta melhor.


Estilos de jogo

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Algumas informações que serão utilizadas abaixo tem sua explicação bem detalhada na matéria VGC 2014 da edição anterior. As funções também são bem parecidas portanto não acho necessário detalhar essas funções para não ficar repetitivo. Abaixo conheça um pouco de cada estilo de jogo.

Offensive: Como o próprio nome sugere são equipes ofensivas com Pokémon rápidos e abuso de dano direto ao adversário. Para sua defesa o treinador utiliza de trocas precisas prevendo o movimento adversário de forma a contra-atacar de maneira eficiente. É sempre interessante o uso de Pokémon que coloque Stealth Rock ou Spikes, de forma rápida para evitar surpresas naquele provável nocaute que o adversário consegue evitar com Focus Sash, esse Pokémon em times ofensivos tem vida curta no jogo fazendo seu papel e saindo de cena pela sua fragilidade. Pokémon que aumentam stats também são muito usados, podendo levar o time inteiro adversário se utilizado na hora certa. Sacrificar Pokémon em momentos da partida também se faz necessário para que outro Pokémon que seja praticamente imune ao adversário possa entrar, forçando a troca do Pokémon adversário, te dando um turno livre para desenvolver sua estratégia. Jogar com um time ofensivo não é difícil, se conhecer bem seus Pokémon você consegue bons resultados.

Balanced: É uma equipe equilibrada com funções bem distribuídas dentro do time. Equipes balanceada tem normalmente atacantes apoiados por Pokémon com altas defesas. Essas equipes sempre utilizam Stealth Rock e/ou Spikes para aplicar dano nas trocas adversárias minando o HP aos poucos. A ideia dos times balanceados é fazer com que os Pokémon do seu time se auxiliem se defendendo de qualquer ameaça adversária com a escolha do Pokémon adequado a cada situação. Há uma "base padrão" para times balanceados, cabe ao jogador escolher sabiamente cada Pokémon de acordo com sua função.

  • Suporte é o responsável por colocar Stealth Rock e/ou Spikes além de ter boa resistência.
  • Um Pokémon que utiliza de ataques com moves voltados para o Special Attack]
  • Um Pokémon que utiliza de ataques com moves voltados para o Attack]
  • Um Pokémon que possui Special Defense alta e HP elevado]
  • Um Pokémon que possui Defense alta e HP elevado]
  • Spinner é o responsável por limpar seu campo de Stealth RockSpikes e Toxic Spikes


A sinergia, como vamos explicar no próximo tópico, é obrigatória em times balanceados, pois é necessário opções seguras de troca, seja para sua defesa ou para colocar um Pokémon de ataque.

Stall: São equipes construídas para acabar com a paciência do adversário se a estratégia for bem trabalhada. Esses times prolongam em muito a batalha pois o dano ao adversário é indireto. Stealth RockSpikes e até mesmo Toxic Spikes são obrigação nessas equipes porque eles vão causar a dor de cabeça nos adversários. Danos climáticos apesar da diminuição para 5 turnos em XY também são importantes porque também vão minando o HP adversário. Indução de status negativos como burn e badly poison também são muito necessários. A equipe deve ser construída em defesas sólidas e danos reduzidos ou imunidade aos principais Pokémon da tier, uso de moves e itens de recuperação são essenciais e fundamentais para o funcionamento da estratégia e uso de recursos, ProtectSpiky Shields ou King's Shield, para que o adversário não ataque e perca ainda mais HP no turno com seus danos residuais. Não utilize somente barreiras defensivas nesses times, ao menos dois Pokémon que defendem bem e conseguem atacar com força são importantes por também causar um dano direto ao adversário. Lembre-se que um spinner também é necessário porque o time é trabalhado em trocas e danos residuais podem atrapalhar um pouco sua estratégia. Pokémon com a habilidade Unaware que cancelam aumento de stats do adversário também é necessário para evitar que um atacante derrube todas as suas barreiras. Na minha opinião esse é o estilo de jogo mais complicado de se jogar e também o estilo de jogo mais complicado de se enfrentar. Se não tiver preparo em ambos os casos a derrota é certa.


Sinergia e Cores nos times

Sinergia significa o equilíbrio do seu time, é fazer que cada Pokémon proteja os outros diminuindo as fraquezas possíveis. É claro que com 18 tipos de Pokémon além das possibilidades de movesets fica difícil um time completamente perfeito e seguro então o que precisa ser feito é minimizar os problemas. Para uma sinergia perfeita os jogadores ao construírem seus times utilizam do sistema de Cores. Core é quando formamos um grupo dentro do time, que juntos, trabalham de forma perfeita para alcançar um objetivo. Um core pode ser construído para funcionar de forma ofensiva, defensiva ou até mesmo utilizando de duas formas. Lembrando que um core pode ser de apenas dois Pokémon ou ser composto do time todo que é algo difícil de conseguir quando se está iniciando no competitivo. 

Um exemplo clássico de core "ofensivo" é a famosa estratégia da 5ª geração, Volturn:

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Scizor possui uma única fraqueza a moves Fire-type com 4x de dano, já Rotom-W recebe dano de apenas 0.5x desses mesmos moves. Por outro lado Rotom-W recebe dano 2x de Grass-types (também recebe dano 2x de moves Ground-type mas sua habilidade o deixa imune) enquanto Scizor recebe dano de apenas 0.25x. Ou seja, um Pokémon cobre a fraqueza do outro.

Um outro core famoso, agora defensivo, foi usado bastante no início de BW:

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Deoxys-D possui fraqueza de dano 2x a moves Dark-types e Ghost-types sendo que para este Chansey é imune além de receber dano normal de Dark-type. Já Chansey tem fraqueza apenas a Fight-type enquanto Deoxys-D possui resistência e recebe apenas 0.5x de dano para esses moves.


Como escolher os Pokémon para seu time

Após escolher um estilo de jogo e saber que o equilíbrio do seu time é necessário para um bom funcionamento do mesmo é hora de escolher os Pokémon. Nesse primeiro momento, se você está iniciando realmente no competitivo, não é a hora de arriscar. Analise bastante o que está sendo usado e use o que está sendo usado para se adaptar e acostumar com o metagame XY. É claro que você não pode deixar seu time com uma fraqueza eminente aos 10 principais Pokémon em uso na tier escolhida pois a chance de você encontrar ao menos dois deles no time do seu adversário é grande. A principio vamos trabalhar utilizando Pokémon bastante usados em um time Balanced utilizando das informações passadas anteriormente. Não vou me estender muito na explicação porque é um time bem ilustrativo para novos jogadores compreenderem de forma rápida.

Para iniciarmos disse que precisaria de um suporte para colocar Stealth Rock e também boa resistência então escolho Heatran, que possui uma Special Defense razoável evitando algumas ameaças além de forçar na maioria das vezes as trocas de Charizard Y, Scizor, Aegislash, Talonflame e Venusaur.
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Heatran @ Leftovers
Ability: Flash Fire
EVs: 4 SAtk / 252 HP / 252 SDef
Calm Nature
Lava Plume
Roar
Stealth Rock
Ancient Power


Partindo para o segundo Pokémon vou escolher já meu atacante voltado para Special Attack formando um core com Heatran, vou escolher Latios que é capaz de bater forte além de quebrar defesas por ter acesso a Psyshock conseguindo assim bater também em algum Pokémon com Special Defesa alta. Ainda possui Hidden Power Fighting como trunfo pra pegar um possível Bisharp.

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Latios (M) @ Life Orb
Ability: Levitate
EVs: 252 Spd / 252 SAtk / 4 HP
Timid Nature
Draco Meteor
Psyshock
Surf
Hidden Power [Fighting]


Como atacante voltado para Attack vou utilizar uma mega forma e como vou ter um spinner no meu time e posteriormente posso fazer de Latios um usuário de Defog vou de Mega Pinsir. Esse Pokémon dispensa comentários, bater forte é sua principal função. Se seu adversário não estiver preparado para ele sua chance de sucesso é muito alta. Mas para que ele não esteja exposto faz ótima parceria com Heatran para um possível Talonflame.

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Pinsir @ Pinsirite
Ability: Moxie | Aerilate
EVs: 252 Atk / 252 Spd / 4 Def
Adamant Nature
Quick Attack
Swords Dance
Return
Close Combat



Minha dupla de defesas vai ser como o core descrito acima. Vou de Chansey, com Aromatherapy que dará um suporte fantástico ao time. Soft-Boiled pra segurar Chansey em campo enquanto mina o adversário com Toxic e Seismic Toss.

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Chansey (F) @ Eviolite
Ability: Natural Cure
EVs: 252 Def / 252 HP / 4 SDef
Bold Nature
Soft-Boiled
Aromatherapy
Seismic Toss
Toxic



Minha outra defesa fiz a preferência por Deoxys-D, seu moveset será construído para que eu coloque Dual Screens dando um suporte fantástico para meus atacantes trabalharem com tranquilidade.

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Deoxys-Defense @ Light Clay
Ability: Pressure
EVs: 4 SDef / 252 HP / 252 Def
Impish Nature
Light Screen
Reflect
Magic Coat
Knock Off



Meu spinner será grande parceiro de Hetran enfrentando Fairy-types e outras ameaças desse metagame, sua função principal não é só limpar meu campo mas com um ótimo ataque será destrutivo ainda mais com o aumento de velocidade gerado pelo item Choice Scarf.

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Excadrill @ Choice Scarf
Ability: Mold Breaker
EVs: 252 Spd / 252 Atk / 4 HP
Adamant Nature
Rapid Spin
Iron Head
Earthquake
Rock Slide


Então é isso pessoal, montei um time utilizando aqueles critérios citados anteriormente, esse time logicamente é imperfeito pois fui construindo ao tempo que escrevia essa matéria mas pode ser bem eficiente além de possuir algumas de suas fraquezas bem cobertas, se notar bem no time, há três Pokémon com fraqueza a moves Fighting-types mas há outros três que são resistentes. Portanto é óbvio que não posso entregar Pokémon que farão a minha proteção contra determinadas ameaças antes que esta seja eliminada. Além disso nesse momento começaria a testar meu time exaustivamente no Pokémon Showdown para verificar qual Pokémon ele possui fraqueza ou dificuldade de derrotar para melhor o time aos poucos.


Usando os Pokémon que gosto de forma eficiente

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Após ganhar uma noção de como construir seu time você pode começar a arriscar ou melhor ainda, usar Pokémon que gosta de forma eficiente. Mas há ressalvas e uma dessas é que um Pokémon nem sempre pode se encaixar em OU mas pode ser encaixado em tiers menores.

Vamos lá, ainda pegando por base aquele time anterior vou fazer alguns testes. Eu gosto bastante de Meganium então vou analisar suas características. Ele é bem defensivo e possui um moveset de suporte interessante então eu poderia muito bem encaixá-lo no lugar do Deoxys-D fazendo quase a mesma função.

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Meganium @ Light Clay
Ability: Overgrow
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 SDef
Impish Nature
Light Screen
Reflect
Magic Coat
Leech Seed


É claro que nem sempre compensa fazer essa troca mas você pode estar surpreendendo seu adversário dessa maneira. Outro Pokémon que gosto muito e poderia encaixar nesse time é Weezing que entraria no lugar de Chansey porém com um poder defensivo bem menor mas é só para ilustrar um pouco para vocês.

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Weezing (F) @ Black Sludge
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 4 SAtk / 252 Def
Bold Nature
Clear Smog
Pain Split
Will-O-Wisp
Flamethrower


E não é somente defensivamente que você pode ter sucesso. Ofensivamente tem muita coisa interessante mas tenha em mente que alguma delas precisa de parceiros para funcionar. Algumas dessas surpresas funcionam melhor em um estilo offense. Pense em Drapion, tem uma ótima tipagem para XY e bate muito forte.

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Drapion @ Assault Vest
Ability: Battle Armor
EVs: 252 Atk / 252 HP / 4 SDef
Adamant Nature
Knock Off
Poison Jab
Earthquake
Pursuit


Vamos voltar na 4ª geração onde as novas evoluções ganharam gosto pelo público e usar um Porygon-Z.

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Porygon-Z @ Choice Scarf
Ability: Adaptability | Download
EVs: 252 Spd / 252 SAtk / 4 HP
Timid Nature
Tri Attack
Psychic
Ice Beam
Thunderbolt


Ousar sempre é interessante mas não pense que seu Audino ofensivo vai fazer alguma coisa ou que seu Ariados vai desmontar estratégias dos oponentes. Sem estudos da equipe fica praticamente impossível inovar. Só testando você saberá as fraquezas do seu time e onde ele encaixará melhor. Pense sempre nisso e não fique naquela de "vou usar pra provar que o Smogon é ruim" ou "levei 6x0 de Pokémon lendário, ridículo esses noobs que usam lendários" pois sempre um Pokémon é permitido para ambos jogadores, se você não usa ou não quer usar é seu problema. Cada um age da maneira que achar melhor mas não critique como tal pessoa joga porque cada um tem seu estilo e jeito de jogar.


Hora de jogar

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Passado toda a parte complicada é hora da parte mais gostosa, hora de jogar. Desde Black e White as partidas Wi-Fi possuem o Team Preview onde seu adversário vê seus Pokémon e você os Pokémon dele, mas em X e Y há um tempo de 2 minutos para escolher a ordem de seus Pokémon. Isso trouxe nova dinâmica e a possibilidade de construir um jogo com menos imprevistos. Quando você vê o time adversário a primeira coisa que deve-se pensar é no seu plano de jogo, ou seja, como vou usar meu time para chegar a vitória? ou qual hora devo colocar tal Pokémon que praticamente vence o time inteiro do adversário? 


Plano de jogo

É necessário mentalizar os Pokémon adversário principalmente em eventos presenciais onde não é permitido anotar. Como você já conhece bem seu time deve analisar todas as possibilidades. Estabeleça um nível de prioridade sobre seus Pokémon, alguns são valiosos e únicos adversários para determinadas ameaças portanto ele não deve cair logo de cara.

O plano de jogo não é algo somente na hora da batalha, há um estudo anterior a tudo isso. Um desses estudos é saber qual a fraqueza e resistência de todos os 18 tipos existentes. Outro estudo é conhecer bastante os Pokémon principalmente aqueles que você enfrenta frequentemente em batalhas. Tudo isso faz com que seja mais rápida a sua resposta aos comandos no jogo visto que atualmente temos tempo por turno e de jogo em partidas Wi-fi.

Se o time do seu adversário estiver muito melhor preparado para enfrentar o seu não desanime porque Pokémon é uma caixinha de surpresas e desgostos.


Hax

Você pode ter o melhor time mas o fator sorte em Pokémon é determinante. Eu costumo dizer que há dois tipos de hax, o evitável e o inevitável.

Hax evitável é aquele de porcentagem de acerto. Se um move tem 75% de chance de acertar e você possui 25% de erro pode acontecer de falhar mas isso teoricamente poderia ser evitável. Digo teoricamente porque na prática moves com chance de acerto menor possui taxa de dano maior portanto vale a pena correr o risco apesar que gera muito xingamento quando esse risco se resume em erro. Já o hax inevitável é o que causa maior taxa de xingamentos, o Critical Hits. O motivo é simples, você planeja seu jogo, seu time ta melhor, você ta controlando a partida pra uma vitória segura quando seu HP começa a cair drasticamente e no final você recebe uma mensagem "Critical Hit". Não se preocupem, nesse momento você certamente vai falar de 4 a 6 palavrões em menos de 3 segundos. Lembre-se que há possibilidades de aumentar o índice de "Critical Hit" e até mesmo move com 100% de chance de ser dano crítico. 


Predict, apostas e estilo de jogo

Predict é o ato de prever o próximo movimento adversário e executar um move que "quebrará as pernas" do seu adversário. Predict é algo relativo porque as vezes é óbvio. Um exemplo é quando você tem um Pokémon Electric-type em campo e seu adversário um Pokémon que possivelmente tem Earthquake. É claro que você deverá trocar se tiver um Pokémon Flying-type ou um com a habilidade Levitate

Isso são nada mais que apostas e o jogo funciona assim o tempo inteiro. Não há certeza que seu adversário irá trocar portanto é comum fazer o óbvio do que arriscar e perder seu Pokémon. Isso tudo varia de acordo com a condição em que o jogo se encontra.

Trocas em sequência podem derrubar a estratégia adversária, se você consegue jogar uma rodada a frente do adversário faz ele ficar extremamente tenso e acaba facilitando sua partida.

A experiência dos jogadores também conta muito. Tanto é que dependendo de como foi o jogo muitos brincam falando que o adversário já experiente "jogou igual índio", ou seja, não fez trocas, não arriscou, não predicou seu adversário. Isso nada mais é que um estilo de jogo que pode funcionar principalmente quando você já está acostumado a jogar contra algum adversário. 

Lembrem-se que seu adversário pode tanto trocar o time como seu estilo de jogo de uma partida para outra e isso que torna Pokémon um jogo tão gostoso de jogar. A imprevisibilidade a cada turno pode fazer a diferença no resultado. 

Pokémon nesse sentido se assemelha em muito ao xadrez, onde se um jogador pensar somente a cada turno será facilmente derrotado. Agora se pensar na partida como um todo você passa a ser um jogador muito perigoso. Isso tudo faz parte do plano de jogo.


Conclusão

Muita coisa poderia ser falada ainda mas estenderia a matéria em muito. Isso é só uma base para novos jogadores ou até mesmo para jogadores com um pouco mais de experiência se basearem. Estudar é a chave para o sucesso, não se prenda apenas ao automático ou ao mais usado. Ouse, pratique, faça testes. Tudo isso fará de seu time campeão. Mas não fique preso a somente uma equipe porque hoje informações rodam muito rápido e você pode perder o fator surpresa da sua equipe. Boa sorte nas próximas partidas, espero que esse tutorial ajude a você melhorar mesmo que seja apenas 1% mas com o tempo vocês podem chegar longe.

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